O SINDICATO

O Sindicato Rural de Maracaju é uma instituição de referência estadual na representatividade dos produtores rurais junto à sociedade, com sólidas relações políticas e de mercado, buscando sempre fortalecer o agronegócio. A entidade tem como objetivo defender e representar de maneira ética e organizada os produtores rurais, visando o desenvolvimento sustentável do agronegócio de Maracaju e região.

É formado por proprietários, arrendatários, parceiros, e comodatários que explorem atividade econômico rural em área igual ou superior a dois módulos rurais do município estabelecidos pelo INCRA, mesmo sem empregado. O sistema sindical rural é o canal indispensável para a transferência de informações sobre os principais assuntos do dia-a-dia do produtor rural, como atualização da legislação agrícola e agrária, cotações nacionais e internacionais, orientação sobre reforma agrária e desapropriações, esclarecimentos de caráter jurídico, trabalhista, previdenciário e outros.

 

Ações

  • Formação profissional mediante cursos oferecidos;
  • Defesa da propriedade através da Comissão de Assuntos Fundiários;
  • Realiza anualmente a Exposição Agropecuária de Maracaju;
  • Representação da Classe em diversas comissões e conselhos municipais: Segurança Pública, Habitação, Sanidade Animal.

 

História

Por volta da década de 1960, um grupo de fazendeiros do município de Maracaju-MS, organizou-se e fundou a Associação de Classe denominada “Associação dos Agropecuaristas de Maracaju” e a registraram no cartório do 1° oficio da Comarca de Maracaju.

Posteriormente, com a expansão da atividade agropecuária do município e o alto espírito de associativismo dentre seus integrantes, esta fora transformada em Sindicato Rural, conforme carta sindical, datada de 1° de abril de 1968, expedida pelo Ministério do Trabalho, assinada pelo Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado do Trabalho, Coronel Jarbas Passarinho.

“Assista abaixo um vídeo que conta a história do Sindicato Rural de Maracaju”.

 

MISSÃO

VISÃO

VALORES

Organizar, fortalecer e representar politicamente o produtor rural de Maracaju e região através da mobilização, capacitação e responsabilidade socioeconômico e ambiental.

Ser referência como representação de classe, reconhecido através da contribuição do agronegócio para o desenvolvimento da sociedade.

União.

Honestidade. Trabalho. Credibilidade.

Transparência. Comunicação.